quinta-feira, 19 de junho de 2008

Compartilhando ideias ...

Ao ler a “Democracia na America” de Tocqueville, comecei a desfrutar da incrível origem da Democracia como conhecemos, e como alguns fundamentos ainda presentes em nossa vida interferem na nossa própria personalidade sem darmos conta disso.
De acordo com os estudos dele, o ponto de partida a essa nova visão de sociedade, e automaticamente, cultura, foi o espírito de religião e o espírito de liberdade. Duas características, que para um povo livre de qualquer preconceito político, desencadeou na procura pelo bem-estar e a liberdade, no caso, a procura pela total satisfação pessoal e felicidade plena: o sonho americano.
Um sonho construído perante a oportunidade de renovar velhos ideais, criando a Democracia. E muito interessante, como essa mesma democracia da igualdade, leva ao nosso tão conhecido individualismo, o qual já nascemos com ele e muitas vezes não sabemos a sua origem. Origem vinda exatamente dos alicerces de nossa colonização e implantada através da igualdade.
Para Tocqueville, o individualismo e uma expressão recente, que reflete o sentimento de cada cidadão de se isolar da massa, abandonando a grande sociedade. E de origem democrática, desenvolvendo-se à medida que as condições se igualaram. Na era democrática, os deveres com o próximo são bem claros e o vinculo das afeições se estende, afastando as pessoas, o contrario do esperado. Como cada um pode por si só se auto-sustentar, a individualidade aumenta.
Em suma, a Democracia trouxe a igualdade tanto de condições, quanto de oportunidades, ocasionando o distanciamento dentro da própria família, resultando na maior independência do individuo. O individuo voltou-se mais para si mesmo, do que para outros fatores, desencadeando o individualismo, tão bem conhecido da nossa sociedade moderna.
São questões a serem postas, o porquê de uma sociedade igualitária desencadear o individualismo, não seria natural já que todos têm as mesmas oportunidades, uma procura a aproximação? Seria então o egoísmo um desencadeador desse sentimento intimo de resguardo de suas idéias perante os outros? Ou, seria a falta de interesse do individuo pelo outro? Já que todos são iguais. Parece-me que um pouco da solidariedade se perdeu junto a essa mudança do interior humano. Mesmo, o lema de a democracia ser a igualdade a todos, e em tantos fatores nos aproximarmos disso, uma desigualdade ainda conseguiu assolar-nos e dentro de todo esse individualismo ainda resta o desejo por não injustiças, de se tornar realmente uma sociedade igualitária no todo, não só nos livros.
Uma nova vida, foi por esse motivo que tantos emigrantes vieram a America, revolucionaram a cultura, a sociedade e as formas de política, temos muito a agradecer a eles, só nos resta imaginar se eles também ficaram satisfeitos com o mundo que moldaram.

Nenhum comentário: